Verónica ferreira

Investigadora

Licenciada em Biologia (2002) e doutorada em Ecologia (2007) pela Universidade de Coimbra, onde é presentemente investigadora, integrada no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Estuda ribeiros há cerca de 20 anos e tem especial interesse em perceber como é que as atividades humanas, como a agricultura e a silvicultura, afetam as comunidades aquáticas e o modo como funcionam. Para isso tem realizado estudos em ribeiros e em laboratório, bem como revisões da evidência científica, em Portugal (incluindo Açores), França, Inglaterra e Brasil.

A sua produção científica inclui a coedição do livro de acesso livre Rios de Portugal - Comunidades, Processos e Alterações.

Desenvolve também atividades de comunicação de ciência para o público não científico com o objetivo de apresentar à sociedade o mundo ainda muito desconhecido dos ribeiros e de sensibilizar para a necessidade de os preservar. Os ribeiros são pequenos mas constituem a maioria das linhas de água numa bacia hidrográfica e o que lá se passa tem consequência nos grandes rios e nas zonas costeiras!

Veronica Ferreira.jpg