
APDA
Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA)
A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas representa e defende os interesses das entidades nacionais responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, assim como de todos os interessados, desde que intervenientes nestes domínios.
Nesse âmbito, centra-se no tratamento, investigação e desenvolvimento de temas como a quantidade e qualidade das águas de abastecimento, e também a drenagem, tratamento e destino final das águas residuais. Mas não fica por aqui. A partir das diversas Comissões Especializadas que possui, a Associação trabalha áreas igualmente cruciais para o setor, designadamente: ativos, recursos humanos, clientes, indicadores de gestão, legislação e economia, sistemas de distribuição, sistemas de informação, inovação, comunicação e educação ambiental, alterações climáticas, economia circular e uma mais técnica relativa à medição do escoamento de água em condutas fechadas. De sublinhar a importância também conferida aos mais jovens do setor através da atividade do JOPA - Núcleo de Jovens Profissionais da Água.
Sem fins lucrativos, a Associação participa também no estudo, preparação e debate público de diplomas legislativos e normativos relevantes para o setor, elevando-a também a uma organização especializada para profissionais de diversas formações.
CECEA
Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA)
A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) é constituída por representantes de entidades gestoras de serviços de águas em Portugal.
As ações do CECEA estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate às alterações climáticas.
Os trabalhos desenvolvidos têm como base a partilha de conhecimento obtido através da experiência profissional de todos os seus membros nas vertentes da Comunicação e Educação Ambiental, entre os associados da APDA e profissionais do setor.
Mariana Castro Henriques (EPAL, S.A.), Joana Carvalho (Águas e Energia do Porto, E.M.), Daniel Queiroz (SMAS de Almada), Ana Cláudia Nunes (SMAS de Torres Vedras), Ana Santos (Águas de Coimbra, E.M.), Andrêa Borges (EPAL, S.A.), Carlos Mendes (SMAS de Almada), Carlos Monteiro (SMAS de Almada), Cátia Caetano (SMAS de Ponta Delgada), Clara Varandas (Be Water, S.A.), Cláudia Albergaria (SMAS da Maia), Davide Simões (SMAS de Sintra), Diogo Navarro (Indaqua, S.A.), Eduardo Pamplona (Águas e Energia do Porto, E.M.), Filipa Fernandes (Águas e Energia do Porto, E.M.), Filipe Pimenta (SMAS de Sintra), Isabel João Gomes (Câmara Municipal do Barreiro), Lénia Almeida (Águas de Portugal, SGPS, S.A.), Lisete Oliveira (Águas do Centro Litoral, S.A.), Luís Lourenço (Indaqua, S.A.), Marcos Batista (Águas do Tejo Atlântico, S.A.), Marta Vieira (AGERE, E.M.), Miguel Barriga (EMAS de Beja, E.M.), Nina Figueiredo (Águas de Coimbra, E.M.), Nuno Vasconcelos Branco (Águas da Região de Aveiro, S.A.), Raquel Silva (Águas do Tejo Atlântico, S.A.), Ricarda Barbosa (ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A.), Rosália Correia (Penafiel Verde, E.M.), Rui Pedro Sousa (Águas do Norte, S.A.), Sandra Vieira (SMAS de Leiria), Susana Ferreira (SIMAS de Oeiras e Amadora), Teresa Fernandes (Águas do Algarve, S.A.)



