Nuno Gomes

Ex-jogador de Futebol

Natural de Amarante.

Nuno Gomes, de seu nome Nuno Miguel Pereira Ribeiro, herdou o nome “Gomes” em homenagem ao seu ídolo Fernando Gomes, bota de ouro do Futebol Clube do Porto.

Ainda criança começou a jogar futebol, nas camadas jovens do Amarante FC e mais tarde do Boavista.

 

Foi chamado para jogar pela Seleção Nacional pela primeira vez no escalão sub15. Com as cores da Seleção Nacional jogou em todos os escalões, tendo disputado o Mundial de sub20 em 1995 no Qatar, no mesmo ano em que foi chamado pela primeira vez à Seleção A, para um amigável com a França.

Integrou a equipa sénior do Boavista na época 1994/1995 e a partir de 1997 passou a vestir as cores do Benfica, onde se manteve por dois anos, até embarcar na sua primeira aventura internacional, rumando a Itália para jogar na Fiorentina, onde permaneceu por duas temporadas.

O regresso ao Benfica aconteceu em 2002, de onde só saiu em 2011 para ingressar no Sporting de Braga. No ano seguinte jogou pelos Blackburn Rovers de Inglaterra, onde terminou a sua carreira de futebolista.

Na Seleção Nacional A vestiu por 79 vezes a camisola de Portugal, tendo apontado 29 golos. É dos poucos jogadores a conseguir marcar em três fases finais consecutivas de Campeonatos Europeus em que participou.

No total, Nuno Gomes disputou 689 jogos oficiais e conta com 254 golos no seu palmarés.