Filipa Bessa

Investigadora

Filipa Bessa é bióloga, investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra e membro da APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

 

Especializou-se na avaliação do estado ecológico de ecossistemas costeiros e a sua investigação foca-se nos efeitos da poluição por (micro)plásticos nos ecossistemas aquáticos.

 

Em paralelo, tem desenvolvido iniciativas de comunicação de ciência para o público em geral (workshops, palestras e exposições temáticas), e participa em projetos e ações de sensibilização ambiental direcionada para a temática do lixo marinho.

 

Partindo de um gosto pessoal pela fotografia, tem produzido exposições pop-up de fotografias que vai captando no laboratório, que transmitam conceitos científicos e aproximem o público da Ciência.

Neste âmbito, foi a vencedora do concurso de fotografia macro, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2018, com a fotografia intitulada “Sea Plastic Salt” e em 2022 no programa da JPIOCEANS com a proposta “New Shades of Blue”, que remetem sempre para a sensibilização para a problemática da poluição por microplásticos.

FilipaBessa.jpeg