Duarte da Costa

Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Nasceu em Lisboa. Entrou para a ANEPC em 2018 como Comandante Nacional. Ao fim de dois anos ascendeu a Presidente da Autoridade Nacional.

 

Comando, ranger e paraquedista. Brigadeiro-general, fez carreira no exército, onde completou o curso dos três tropas especiais, comandou a Brigada Aerotransportada Independente, foi Chefe de Estado Maior da Brigada de Reação Rápida, Comandante do Regimento de Paraquedistas. Desempenhou as funções de Ajudante de Campo do Presidente da República Jorge Sampaio.

 

No estrangeiro salienta-se o desempenho dos seguintes cargos: Na EUROFOR, em Florença, Itália, desempenhou o cargo de Intel Section Chief; Na ISAF no Teatro de Operações do Afeganistão Comandou a Força Nacional Destacada Operational Mentor Liasion Team01/10 da Kabul Capital Division; Na EUFOR no Teatro de Operações da FYROM/Macedónia desempenhou o cargo de Intel Section Chief; Na Republica de Angola foi Assessor Técnico e Professor de Estratégia no âmbito do Projeto nº 2, Instituto Superior de Ensino Militar, do Programa Quadro da Cooperação Técnico-Militar Luso-Angolana.

Fotografia _ General Duarte da Costa _ Presidente da ANEPC (002).jpg

Da sua folha de serviços constam quinze louvores nacionais e uma referência elogiosa estrangeira.

 

Tem vários artigos publicados na imprensa diária e em revistas e boletins, ligados à estratégia e à liderança, participando continuadamente em vários ciclos de conferências sobre os mesmos assuntos.

 

Para além do Mestrado em Ciências Militares da Academia Militar, possui o MBA da Universidade Católica Portuguesa e o Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política da Universidade Lusíada.