Noticías

Desafio ambiental: Uma gota que conta para a história!

A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas promove, no próximo dia 22 de março, Dia

Mundial da Água, às 22h00, a ação H2O­ - HORA DE FECHAR A TORNEIRA, pelo segundo ano consecutivo.

H2O­ - Hora de fechar a torneira! é uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

O desafio é simples. Fechar a torneira por uma hora; sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente.

Porquê a necessidade de mobilizar a comunidade e, em particular, as escolas, no sentido de racionalizar o consumo de água?...

Porque este é um tema emergente e prioritário no âmbito da educação ambiental e porque sabemos que os agentes educativos e, em especial, as crianças e jovens, desempenham um papel crucial na mudança de comportamentos.

Convidamos, por isso, todos os meios escolares - agrupamentos de escolas, centros de ocupação de tempos livres, universidades seniores e outras entidades com responsabilidade na área da educação - a serem parceiros deste movimento e promotores do evento.

Todos os contributos serão bem-vindos. Desafiamos as escolas e demais entidades a serem “agentes de promoção” deste gesto tão simples e simbólico. Podem dar um valioso contributo, desde logo, pela partilha da mensagem e de conteúdos. O importante é fazer chegar o H2Oaos vossos estabelecimentos e às casas dos vossos alunos, encarregados de educação, professores e outros profissionais.

São muitos os sinais de alerta e os avisos deixados por especialistas de todo o mundo sobre as situações de tensão associadas à escassez de água.

É fundamental alcançar-se um equilíbrio quanto à utilização que se faz deste recurso natural, tão necessário à ação humana, seja no consumo individual, na agricultura, na indústria ou na produção de energia. Os conflitos que resultam de disputas pelo controlo dos recursos hídricos são já uma realidade em diferentes pontos do globo, tendendo a agravar-se e a alastrar pelo mundo.

CARTAZ INFANTIL_edited.jpg

Apesar das muitas ações de sensibilização, das notícias que retratam esta realidade e da informação que prolifera sobre a temática, na sociedade atual ainda persiste uma atitude negligente sobre a utilização da água.

 

Além de essencial à vida, este recurso natural tende a ser escasso e, por essa razão, é urgente apelar coletivamente a uma utilização racional e adequada da água.

Este é um projeto da CECEA - Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA (Associação

Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), que reúne profissionais de comunicação do setor da água, cujas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente os que se referem à “garantia de água potável e saneamento para todos” (ODS 6), “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” (ODS 11) e “combate às alterações climáticas” (ODS 13).

 

Descarrega todos os materiais e cartazes AQUI

 

Através da tua Escola envia o teu trabalho: geral@apda.pt