Mafalda Vasques
Cantora
Mafalda Vasques tem 27 anos e é natural de Beja. Os primeiros passos no mundo da música começaram aos oito anos, no Coro Infantil-Juvenil do Carmo. Dois anos depois, no contexto da celebração dos 90 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos, foi convidada para interpretar a personagem de Jacinta, enquanto solista da oratória “Fátima Sinal de Esperança para a Humanidade”, da autoria do Monsenhor António Cartageno. Após este evento, transitou para o Coro do Carmo de Beja, uma transição que lhe aguçou mais o gosto pela música e a acicatou a aprofundar conhecimentos na área, passando a frequentar o Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA), em Beja. Durante oito anos (oito graus) estudou diferentes cadeiras como Formação Musical, Piano, História da Música e coro, frequentou ainda, durante quatro anos, aulas de Técnica Vocal e, durante dois, aulas de Guitarra Portuguesa. O fado surgiu na sua vida com cerca de 12 anos, na sequência do aniversário do avô João, e desde então este estilo musical acompanha- a até hoje, sendo vasta a sua participação e consagração em concursos de fado, destacando a Grande Noite do fado de Santa Maria Maior, lisboa em 2021.
Não obstante à música, licenciou-se em 2014, em enfermagem, no Instituto Politécnico de Beja desempenhando atualmente funções no Hospital dos Capuchos, em Lisboa.
Mais recentemente, foi finalista da XII temporada do programa televisivo “The Voice Portugal” da RTP.
Mafalda Vasques, afirma-se pelo seu percurso, como uma das mais talentosas interpretes da região Baixo Alentejo, tendo na sua voz toda a alma de um povo.